segunda-feira, 4 de julho de 2011

Apresentação e Post sobre Bandas Atuais Nacionais


E aí galera, meu nome é Andre Bahiense vim contribuir agora com esse blog que já curtia a bastante tempo. Sou fã de musicas e coisas interessantes/inteligentes, adoro discutir sobre assuntos e descobrir sobre coisas novas, então não tenham medo de me mandar um e-mail ou qualquer coisa!xD. Sem mais o que falar, vamos ao que interessa. Neste post piloto vou falar de algumas bandas brazucas atuais that really rock! Ou para os desentendidos, que são boas!
Confesso que atualmente o cenário musical brasileiro está muito amplo, mas as bandas que realmente se destacam são bandas com sons alternativos, como Indie, Post-Punk, Ska e o próprio Alternative. Além disso, vale ressaltar que a maioria dessas bandas têm selos independentes, ou seja, gravam álbuns sem contrato com gravadora. Claro que não podemos esquecer bandas mais antigas que ainda estão na ativa e que são ótimas, mas vamos focar nas mais novinhas.
Móveis Coloniais de Acaju
Vamos começar pelo centro do país. Sim! Brasília ainda continua fabricando boas bandas, prova disso é o Móveis Colôniais de Acaju, banda tão grande quanto o nome. O Móveis lançou seu segundo álbum em 2009, C_mpl_te, precedido por Idem, de 2005. Essa banda mistura um rock alternativo com o ska, estilo que influenciou o reggae, sendo que além dos instrumentos básicos como guitarra, baixo, bateria e teclado, a banda conta com trompete, sax, sax-tenor e um sintetizador, sendo que são instrumentos fixos. Vale a pena conferir “O Tempo” e “Seria o Rolex?”.
Vivendo do Ócio
Sem dever nada pras bandas do sul e sudeste do Brasil, algumas bandas nordestinas começam a crescer e tomar a cena nacional. Entre os estados nordestinos, os que mais se destacam são Bahia e Pernambuco. Por exemplo, centro histórico de Salvador nos presenteou com Vivendo do Ócio, Maglore e Lampirônicos. Comecemos pelos ociosos ou como queiram chamar. Primeiro álbum lançado em 2009, Nem Sempre Tão Normal, e uma demo liberada em 2008, Teorias de Amor Moderno, o Vivendo do Ócio mistura indie com um rock de raiz, como Raul Seixas e até The Doors. Confiram “Meu Precioso” e “Dilema”. Maglore, também indie, é bem novinha, de 2009, mas de muito potencial. Além do básico a banda adiciona algumas partes no teclado também, merecem destaque “As Sete Chaves” e “Às Vezes Um Clichê”. And last, but not least Lampirônicos como o próprio nome já diz, mistura um rock e pop com baião, muito influenciado por Alceu Valença e Luiz Gonzaga. Mais experientes, já lançaram três álbuns, Que Luz É Essa?(2001), Toda Prece (2004) e Caia na Madrugada (2007). Ouçam “O Dia Que Me Espere” e “Que Luz É Essa?”.
Volver
Por último nessa primeira parte, subindo um pouco o litoral, a terra do frevo também tem rock n’ roll, como as bandas Volver e Mombojó, ambas de Recife. O Volver mistura o indie, com um rock n’ roll, mais antigo, mas não perdendo a pegada mais crunch do rock atual. Com um álbum lançado, Acima da Chuva (2008), e mais um prestes a ser lançado, Próxima Estação, esses pernambucanos são mais uma banda que cada vez mais ganham destaque nacional, vale muito a pena parar pra ouvir “Pra Deus Implorar” e “Clarice”. Seguindo uma linha um pouco diferente, o Mombojó faz um rock de mais “sotaque”, seguindo a linha do Nação Zumbi, tocando um rock e mangue beat de ótima qualidade! Com três álbuns gravados até agora, Nadadenovo (2004), Homem-espuma (2006), Amigo do Tempo (2010), o mangue beat do Mombojó não é tão conhecido no Brasil, ainda, mas fazem um grande som! Dêem uma olhada, ouvida, em “O Mais Vendido” e “Papapa”.
Pois é galera! Acaba por aqui a primeira parte do post de bandas atuais, mal posso esperar para postar a segunda parte, espero que vocês tenham curtido!

Um comentário:

Seguidores

Gostou? Clique aqui e ajude a Divulgar o Blog no Twitter! :D