domingo, 11 de abril de 2010

Religião se discute sim! Até com música!




No Brasil há sempre uma inércia quando se diz respeito à discussão crítica e saudável. Parece, muitas vezes que o brasileiro trata de alguns assuntos com um fanatismo tão grande que é incapaz de conversar sem arrumar brigas e xingamentos. Temas como Futebol, Política, Racismo e Religião estão sempre em evidência nas mesas de bar, e sair de lá sem levar uma cadeirada na cabeça às vezes é um milagre. Aqui pelo menos eu evito levar uma bela garrafada ao falar sobre isso, mesmo que corro o risco de ameaçarem matar meu peixinho colorido.

A música é uma das minhas paixões. Adoro o Rock em praticamente todos os seus gêneros (tirando EMO), e dentre as músicas que escuto não é difícil encontrar letras que abordem temas como religião, política e sociedade.

Uma das ótimas bandas da cena do Metal recente é o Epica. Gosto bastante das músicas deles, pelas fusões que fazem com diversos outros sons, além da belíssima voz de Simone Simons. No último CD da banda, o Divine Conspiracy (Conspiração Divina – 2007), a banda traz diversas músicas que criticam as posições religiosas e o uso delas para manipulação das massas. As duas músicas que selecionei aqui especialmente para este tema são Living a Lie e Fools of Damnation. Você pode ouvi-las abaixo:

“Living a Lie” é uma crítica contra as religiões cristãs. O “homem de Deus” como se apresenta a voz gutural de Mark Jansen mostra ao fiel que ele é o único caminho: “Não acredite no que você vê ou ouve, eu sou a Salvação e seu caminho para a Eternidade”. Já a canção “Fools of Damnation” já mostra muito bem para o que veio, o clima árabe é colocado ao fundo, e a mensagem repetitiva martela, demonstrando o controle dos grandes religiosos do islã sobre o povo árabe, que ainda vive em boa parte em uma espécie de regime religioso muito comum ao que havia na Europa na época das Cruzadas. No final as duas músicas mostram a mesma crítica: o ser humano sendo manipulado pela religião e se perdendo do seu real caminho, o da fé pura e verdadeira.

“O poder humano vai devorar nossos sentidos, fazer-nos esquecer. Os meios humanos não vão salvá-los.
O poder da fé cicatriza todos nós.”

É difícil para qualquer um se desvencilhar do poder da religião ao formar sua crença, na verdade eu acredito que a religião é um mal necessário a humanidade. Ela perdeu sua real intenção, a de guiar as pessoas “mais fracas” e com “mais dificuldades” a compreender a palavra de Deus, além de pregar logicamente as palavras do Pai: igualdade, fraternidade, amor ao próximo e toda aquela história que todos conhecem muito bem.

“Acreditar é a cura. Religião é um ópio. É melhor você alimentar todos eles, antes que eles comecem a comer você.”

A sua crença não deveria ser formada por você mesmo, buscando em seu coração as palavras divinas do seu Deus, e assim chegando a conclusão do que ele realmente espera de ti? Por que o ser humano precisa de religião? Será que você, enquanto um crente em Deus, precisa de alguém para se comunicar com seu Pai? Como diz indiretamente uma das mais belas músicas do Angra, Wishing Well: “Não importa se você faz suas preces em uma igreja feita de ouro ou se joga uma moeda no poço dos desejos, se Deus existe ele está em toda a parte”.

Para finalizar deixarei aqui uma última música, esta da banda Kamelot, outra ótima banda que toca um Rock/Metal bastante leve e intimista. Não quero que ninguém mude de religião ou de crença, tanto que sequer deixei claro no que eu acredito ou deixo de acreditar. Somente quero que você, enquanto ser humano, veja que pode acreditar no que quiser, e pode fazer isso sozinho, sem a necessidade de alguém para meter o bedelho onde não é chamado. Você não pede pra ninguém perguntar pra sua mãe o que ela quer com você, por que pediria a alguém para que perguntasse o que Deus quer de ti?

Aqui nós estamos sob o velho Sol de sempre,
Completamente sozinhos, mas de algum modo atados e unidos.
Do pó ao pó… das cinzas às cinzas, não durarão muito tempo,
Nós procuramos por um porto, algum lugar para pertencer.

Dizem que a fé é tudo que você necessita para permanecer sempre jovem
O que você semeou é o que você colhe, nossos pecados não podem ser desfeitos.

Há um deus em cada sociedade
Então o certo é errado onde o errado é certo, ninguém poderia ter certeza.
Porém nós estamos certos de que o quê sabemos é verdade
A única verdade: nós estamos construindo nossos templos mais altos.

Dizem que a fé é tudo que você necessita para permanecer sempre jovem
O que você semeou é o que você colhe, nossos pecados não podem ser desfeitos.

Como podemos confiar neles mais uma vez, eles costumavam nos contar mentiras
Suas vozes sustentarão, porque nada jamais morrer.

O amor é a única verdade
Puro como a fonte da juventude, até que quebra seu coração.
Você me levou mais alto do que as montanhas que eu escalei,
Você esperou toda sua vida por mim, você me deixou completamente sozinho, para trás,
Mas nos encontraremos outra vez, nos encontramos outra vez.
Dizem que a fé é tudo que você necessita para permanecer sempre jovem
O que você semeou é o que você colhe, nossos pecados não podem ser desfeitos.

Como podemos confiar neles mais uma vez, eles costumavam nos contar mentiras
Suas vozes sustentarão, porque nada jamais morrer.



Este Texto foi Retirado deste site...Achei Interessante e Resolvi Postar!Eu não escrevi nada que tem no post.Mesmo concordando com muita coisa citada no texto!(Só pra deixar claro)

Fonte:http://www.ocrepusculo.com/2009/02/24/religiao-se-discute-sim-ate-com-musica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Gostou? Clique aqui e ajude a Divulgar o Blog no Twitter! :D